Redução de consumo ou redução de custos sem alterar o consumo: Qual é a melhor estratégia?

02/10/2024

Compartilhar

Quando pensamos em economizar água ou energia, normalmente consideramos soluções que exigem grandes investimentos. Isso inclui a instalação de fontes alternativas, substituição de equipamentos antigos por modelos mais eficientes, ou adoção de tecnologias para reduzir o desperdício. Embora eficazes, essas opções costumam demandar tempo, planejamento e altos custos iniciais, além de impactarem as operações.

Por outro lado, existe uma abordagem que permite gerar economia sem precisar fazer grandes mudanças estruturais ou operacionais. Por meio de auditorias detalhadas com a plataforma Wave, que usa inteligência artificial, é possível identificar irregularidades nas faturas de água e energia. Isso possibilita que as empresas reduzam seus custos de forma significativa, sem alterar o consumo.
 
Ambas as estratégias têm seus méritos. A primeira, focada na redução do consumo, é essencial para promover a sustentabilidade e reduzir o impacto ambiental, sendo uma escolha alinhada com os valores de responsabilidade ambiental e ESG.

A segunda estratégia, é vital para a saúde financeira das empresas. Ela otimiza os custos de forma rápida e eficiente, ideal para organizações que buscam resultados financeiros imediatos, sem precisar de grandes investimentos ou reformas, ou que já estejam realizando estratégias de redução de consumo.

Com a plataforma Wave, é possível combinar essas duas abordagens. Além de identificar irregularidades e reduzir tarifas, a plataforma também analisa o perfil de consumo e sugere soluções, como o uso de fontes alternativas em períodos de pico e a migração para perfis tarifários mais vantajosos. Tudo isso com parceiros homologados, garantindo eficiência e economia.

 
por
We Save

Compartilhar