O fator k aumenta o valor da conta de água e esgoto em mais de 30%. Entenda essa cobrança e veja como exclui-la sem nenhuma mudança na operação.
Entenda os fatores que influenciam o aumento das tarifas da SABESP e saiba o que esperar para o reajuste de 2025
Preparamos este guia para que você calcule o aumento na sua empresa.
O acréscimo nos custos cria um cenário de risco operacional. Empresas terão que rever em caráter de urgência seus orçamentos para os próximos anos, e alguns negócios se tornarão inviáveis.
A SABESP aplica diferentes tarifas para o fornecimento de água e esgoto, variando de acordo com a categoria de uso dos consumidores. Cada uma delas possui valores diferenciados com base no volume de consumo e no tipo de atividade desenvolvida.
À medida que 2024 se aproxima do fim, começam as atividades para o planejamento do próximo ano nas empresas, o que inclui o orçamento das operações e dos custos envolvidos, como as contas de consumo de água e energia.
Com a conclusão do processo de desestatização, a Sabesp iniciou a rescisão unilateral desses contratos, o que resultará em aumentos de até 200% nas faturas de água e esgoto de consumidores.
O consumo de recursos como água, energia e gás representa uma parte significativa das despesas operacionais de uma empresa. Por isso, a projeção de consumo é essencial para garantir uma gestão financeira mais eficiente.
Você sabia que ao realizar obras de ligação nova ou aumento de carga, sua empresa pode ter pagado valores indevidos que são passíveis de restituição?
Muitos gestores acreditam que monitorar o consumo de água e energia é suficiente para garantir uma gestão eficiente, mas a realidade é bem mais complexa. Medir o quanto se consome é apenas o primeiro passo do processo.
O contrato de demanda firme de água pode ser uma opção interessante para empresas que priorizam previsibilidade de custos. No entanto, esse modelo exige atenção a alguns pontos fundamentais para garantir a melhor relação custo-benefício, veja
Sua empresa pode estar pagando multas por mau aproveitamento de energia elétrica. Essas penalidades podem elevar sua conta mensal em até 30%, sem notificação e de forma pouco visível na fatura.
Além de monitorar o consumo de água e energia, os responsáveis por essa área precisam lidar com a pressão para cortar custos, justificar cada linha do budget, garantir a eficiência das operações e lidar com demandas inesperadas e urgentes.
A telemetria é uma solução tecnológica que permite o monitoramento remoto de consumo de água em tempo real. No entanto, seu uso pode não ser sempre economicamente viável em todos os casos.
Escolher uma fonte alternativa de água pode parecer uma decisão óbvia em momentos de alta demanda, mas há muito mais envolvido do que simplesmente optar pelo fornecimento mais barato.
Com a consolidação do mercado livre de energia, muitas empresas já estão familiarizadas com a liberdade de negociar tarifas e fornecedores. Contudo, mesmo nesse cenário amplamente explorado, ainda há oportunidades para otimizar ainda mais esses
Durante a crise hídrica de 2014, muitas empresas foram surpreendidas com a implementação da multa de contingência pela SABESP, tarifa adicional para conter o consumo de água, mas, com o tempo, surgiram erros no cálculo que geraram cobranças in
Quando pensamos em economizar água ou energia, normalmente consideramos soluções que exigem grandes investimentos. Embora eficazes, essas opções costumam demandar tempo, planejamento e altos custos iniciais, além de impactarem as operações.
Para empresas em São Paulo que operam com contrato de demanda firme, é fundamental estar atento a algumas limitações e oportunidades de otimização. Mesmo com um contrato, podem surgir situações atípicas e cobranças adicionais que desestabil
Apenas em 2024 já analisamos mais de 100 contas de água e esgoto de shoppings em todo Brasil.