Rescisão dos contratos de demanda firme da SABESP: Empresas enfrentarão aumento de até 200% nas contas de água e esgoto

06/11/2024

Compartilhar

Isso aconteceu com a sua empresa? Entre em contato 

 

Até recentemente, o contrato de demanda firme da SABESP oferecia uma opção vantajosa para empresas com consumo mensal de água e esgoto superior a 500m³, na medida em que contavam com tarifas mais baratas.
Contudo, com a conclusão do processo de desestatização, a SABESP iniciou a rescisão unilateral e imotivada desses contratos, o que resultará em aumentos significativos nas faturas dos consumidores.


Por que você deveria se preocupar?
Os setores mais impactados foram shoppings, indústrias, redes de varejo e hotéis, que pagarão tarifas mais elevadas. Confira na tabela a projeção média de aumento das tarifas conforme o volume de água e esgoto consumido.

  Consumo de água (m³)     Aumento da conta (R$/mês)  
de 500 a 1 mil 63%
de 1 mil a 3 mil 95%
de 3 mil a 10 mil 116%
de 10 mil a 20 mil 132%
de 20 mil a 30 mil 145%
de 30 mil a 40 mil 156%
> 40 mil > 160%

Para contratos mais antigos, esse aumento pode superar 200%.
 

Quer evitar ter esse problema? Fale com a nossa equipe de especialistas


O acréscimo nos custos cria um cenário de risco operacional. Empresas terão que rever em caráter de urgência seus orçamentos para os próximos anos, e alguns negócios se tornarão inviáveis. Vale destacar também que este tema é sensível para todos, já que produtos e serviços podem ter seus preços inflacionados por conta do repasse deste aumento.
Por exemplo, academias e hotéis podem ser forçadas a aumentarem seus preços para manter a continuidade de sua operação de forma minimamente viável. Outro exemplo são as indústrias que usam água como insumo em seu processo produtivo.


Como contornar o aumento de custos com água e esgoto?
Para enfrentar essa nova realidade, o primeiro passo é realizar um estudo financeiro detalhado sobre o impacto da rescisão do contrato, incluindo previsões de consumo e cobranças, levando em conta tendências, sazonalidade e reajustes tarifários. Isso ajudará a ajustar o orçamento e a planejar ações mais precisas.


Opções de contingência
Fontes alternativas de abastecimento: São opções possíveis o uso de poços artesianos, caminhão pipa e sistemas de reuso, que podem reduzir significativamente o consumo de água da concessionária. No entanto, é fundamental realizar uma análise de viabilidade econômica e operacional, já que uma implementação inadequada pode gerar custos maiores que a própria rescisão do contrato de demanda.

Medidas judiciais: Outra alternativa é buscar medidas legais, contestando a rescisão unilateral dos contratos de demanda firme pela SABESP. Essa estratégia pode garantir a manutenção do contrato com as condições anteriores.


Como especialistas em saneamento podem ajudar sua empresa
Neste cenário, contar com especialistas faz a diferença. Temos ajudado empresas a analisar o impacto financeiro, identificar a melhor estratégia para mitigar o aumento dos custos com água e esgoto e tomar as medidas necessárias para a manutenção de seus contratos.


Caso sua empresa tenha sido afetada pelo fim do contrato de demanda firme, entre em contato e saiba como podemos ajudar.
 

Fale conosco pelo WhatsApp 

por
We Save

Compartilhar